Jeito Max de treinar

Aprender não é consumir informação; é ter o prazer de criar conhecimento

Desenvolvemos ferramentas e metodologias baseadas na participação ativa, inteligente, focada e produtiva das pessoas. No Jeito Max de Treinar, os participantes estão no centro de todos processos e são impulsionados pelo prazer de aprender. As ferramentas são meios de estimular sua inteligência e energia criativa. Os conteúdos são trabalhados de modo a transformar o mais árido dos temas em workshop dinâmicos e estimulantes.

O Jeito Max de Treinar pressupõe que a experiência é a essência da aprendizagem dos adultos. Baseado nos princípios da Andragogia, usa um blend de técnicas inovadoras: Cooperative Learning, Técnicas Criativas de Treinamento, Accelerate Learning e Future Search.

"As pessoas aprendem quando percebem claramente a diferença que aquela aprendizagem pode fazer na vida delas."
depoimento da consultora Andresa S.


Treinamento tradicional Jeito Max de treinar
fechado e rígido aberto e flexível
pouca ênfase no divertimento grande ênfase no aspecto lúdico e prazeroso
a estrela é o instrutor a estrela é o participante
consumo passivo de informação criação ativa de conhecimento
trabalha o conhecimento trabalha conhecimento e emoções
exige o participante interessado desperta o interesse no participante
valoriza a homogeneidade aproveita a diversidade
evita a contestação estimula a contestação construtiva
centrado nos processos centrado nos resultados

Andragogia

Esta ciência considera que os adultos aprendem a partir da experiência e sentem-se motivados a aprender quando entendem que este é o caminho para satisfazer seus interesses e necessidades. É baseada nos seguintes princípios:

  1. Necessidade de saber: adultos precisam saber por que precisam aprender algo e o que vão ganhar com isso;
  2. Autoconceito do aprendiz: adultos são responsáveis por suas decisões e por sua vida. Querem ser vistos desta forma e não como participantes passivos;
  3. Papel das experiências: as experiências são a base do aprendizado dos adultos. As técnicas mais eficazes são aquelas que valorizam e aproveitam a diversidade das contribuições;
  4. Prontidão para aprender: o adulto fica predisposto à aprendizagem quando ela está claramente relacionada a situações reais do seu dia-a-dia;
  5. Orientação para aprendizagem: o adulto aprende melhor quando os conceitos se aplicam ao mundo real e tem resultados imediatos;
  6. Motivação: adultos sentem-se mais motivados quando a aprendizagem mexe com seus valores intrínsecos: autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento.

Cooperative Learning

Baseia-se na interação entre pares, com ênfase nos relacionamentos humanos positivos, na colaboração, no aprendizado ativo, no desenvolvimento acadêmico e na participação igualitária de todas as pessoas do grupo.

Accelerate Learning

Esta metodologia está centrada na idéia de que a aprendizagem não diz respeito à armazenagem passiva de informações e sim, à criação ativa do conhecimento a partir de atividades que pressupõe total envolvimento dos participantes no processo de aprendizagem.

Future Search

São encontros de planejamento que tem como objetivo desenvolver a prontidão para a ação num curto espaço de tempo. É um trabalho concentrado em poucos dias, em que os participantes contam histórias do passado e projetam o futuro desejado.

Técnicas criativas de treinamento

São técnicas que estimulam a capacidade inventiva das pessoas e a descoberta de valores que, ao emergir, aumentam a autoconfiança, valorizam o trabalho e o esforço contínuo e ampliam as habilidades criativas a partir da produção contínua de idéias.